Apresentação

Com vistas ao crescimento da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA) e na qualidade do ensino a partir dos pressupostos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Regimento Geral, atribui-se à CPA a competência para estabelecer diretrizes, critérios e estratégias para o processo de avaliação da qualidade do ensino.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), coordenada e supervisionada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), conforme dispõe a Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, Artigo 11, regulamentada pela Portaria MEC nº 2.051, de 09 de julho de 2004, é responsável pela coordenação dos processos avaliativos em âmbito institucional. Sendo de natureza autônoma, tem regulamento próprio aprovado pelo Conselho Superior (Consu), que igualmente indica o coordenador da CPA.

Diretrizes para a Avaliação Institucional

Com o objetivo de constante melhoria e crescimento sólido e equilibrado, a Avaliação Institucional deverá:

  • ser permanente, consolidando uma cultura avaliativa;
  • ser aberta, modificando-se e adaptando-se para atender às necessidades da comunidade institucional;
  • ser coletiva, expressando os interesses, anseios e expectativas de todos os agentes institucionais;
  • ser transparente tanto no processo construtivo quanto nos resultados obtidos;
  • ser educativa na instauração de um clima de cooperação na identificação de problemas e na busca de soluções para a eficiência institucional;
  • ser ampla na avaliação das diversas dimensões dos processos acadêmicos e administrativos;
  • ser relevante para o atendimento pleno da legislação em vigor. 


Missão e Objetivos da Avaliação Institucional

A missão da Avaliação Institucional é estimular os agentes institucionais a exercitarem permanentemente a reflexão e análise críticas que conduzam à melhoria da eficiência no educar para o viver pleno e para excelência no servir, e a busca de soluções entre os gestores sobre as medidas a serem tomadas com o fim de consolidar os aspectos positivos e corrigir os processos que não apresentam a qualidade desejada, configurando-se assim como um instrumento de gestão e um instrumento de suporte ao processo decisório, definição ou realinhamento de metas, bem como pano de fundo para o monitoramento e revisão do PDI.

São objetivos da Avaliação Institucional propiciar condições para a convergência das ações na consecução da
missão e valores institucionais, e promover a melhoria contínua da qualidade dos processos institucionais, tendo em vista os valores institucionais, por meio da coleta e análise de dados, da produção de relatórios e da sugestão de ações corretivas.