Inscrições abertas para Seminário Científico sobre espiritualidade e saúde

Nos dias 30 e 31 de maio, ocorrerá o Seminário de Espiritualidade da Pós-graduação da FADBA. Serão abordados temas como espiritualidade e religiosidade, espiritualidade e saúde mental, evidências científicas do efeito da espiritualidade na saúde, alimentação, espiritualidade e estilo de vida.

O seminário contará com a participação dos professores Dr. Luiz Rocha, Dra. Wilma Ribeiro e Me. Tchana Oliveira.

O participante convidado será o Dr César Vasconcelos, Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pela Associação Médica Brasileira / Membro da American Psychosomatic Society / Escritor / Apresentador do programa Claramente na TV Novo Tempo.

Sobre o tema:

Sendo uma das dimensões do ser humano, a Espiritualidade está integrada em todas as atividades do cotidiano, incluindo a saúde e educação. Diversas pesquisas científicas têm sido conduzidas no sentido de se entender a influência da espiritualidade na saúde dos indivíduos. Todavia, poucas universidades incluem o tema espiritualidade em seus currículos na América latina. Dados apontam que 59% das escolas médicas britânicas e 90% das americanas apresentam matérias ou conteúdos relativos à E&S. Pouca informação está disponível acerca do ensino de E&S na América Latina, Ásia, Austrália ou África. A Educação Adventista desponta com pioneirismo nessa abordagem.

“As crenças religiosas e espirituais têm se demonstrado um recurso auxiliar no enfrentamento de eventos estressores, como o processo saúde-doença, e no tratamento da doença. Dessa forma, a espiritualidade é imprescindível na formação dos profissionais de saúde” (OLIVEIRA, 2017).

Pensando nisto, a Pós-graduação da Faculdade Adventista da Bahia inclui em todos os seus cursos o componente de Espiritualidade aplicado a saúde e a vida profissional.

 

Inscrições de participantes externos a pós-graduação: coord.pos@adventista.edu.br