Fadba promove mobilização formativa para docentes do Ensino Superior

Por: Ana Clara Silveira

A mobilização formativa é um momento de grande aprendizado e troca de experiências entre os professores. A preparação para o semestre letivo permite o reencontro dos profissionais e discussões sobre os desafios da docência. Para o segundo semestre de 2021, os docentes da Fadba se reuniram entre os dias 2 e 3 de agosto para debater temas filosóficos, religiosos, pedagógicos e tecnológicos da instituição.

A especialista em gestão educacional e docência, Elenilda Farias, participa e organiza a programação para atender as demandas dos processos de formação. Cada semestre reserva uma nova perspectiva e mudanças que orientam a escolha dos palestrantes e outros momentos. Elenilda conta que “nos dois últimos anos, por conta da pandemia, o foco tem sido no eixo tecnológico, sobretudo nos módulos de ensino-aprendizagem para aulas síncronas e híbridas”.

As propostas buscam promover a educação permanente dos professores. “Toda empresa tem processos formativos e no caso de uma empresa relacionada a educação, como a faculdade, isso envolve a capacitação dos professores”, explica Elenilda. Os temas transitaram entre ferramentas virtuais, metodologias e diálogo.

Descontração e ensino

Apesar da proposta de integrar professores e orientá-los, a mobilização formativa também promove momentos de descontração. Músicas, mensagens reflexivas, coquetel e circuitos de autocuidado ajudaram os docentes a se prepararem para o início das aulas. “Foram ofertadas atividades terapêuticas, debates com psicólogos e momentos de relaxamento”, afirma Elenilda.

A formação pedagógica e possibilidade de sociabilização com colegas foram avaliadas positivamente pelos docentes que participaram. A Fadba auxilia seus educadores por meio de momentos como esse e busca prepará-los com ferramentas para atender aos alunos. Elenilda finaliza: “Eles dão uma devolutiva de que estão satisfeitos e ficamos felizes com isso”.