Entenda o que muda com as aulas na metodologia remota

Entenda o que muda com as aulas na metodologia remota como parte das medidas de combate à pandemia do Covid-19

Em virtude da atual situação do país, além de todos os demais setores, as instituições de ensino também tiveram que se adaptar e algumas se reinventar para manter o compromisso de oferecer uma educação de qualidade, sem prejudicar o desenvolvimento do aluno e o calendário acadêmico.

A FADBA, seguindo as determinações do Ministério da Saúde e do Governo da Bahia sobre a suspensão das atividades presenciais e distanciamento social, se adaptou para uma modalidade alternativa de oferecimento de aulas, através de plataformas digitais, de forma síncrona.

Com base nas dúvidas frequentes dos alunos, a diretoria apresentou alguns esclarecimentos sobre formatos, previsões e custos.

• Aulas remotas são a mesma coisa que um curso de educação a distância (EaD)?

São metodologias distintas. Na modalidade EaD, os alunos passam por etapas de experiência e o acesso ao conhecimento acontece por meio de vídeos gravados previamente com um determinado conteúdo programado, e-books, atividades, fóruns, questionários, entre outros. Não há horário fixo para as aulas, e o acompanhamento é feito através de tutores, o que não ocorre em tempo real. A EaD é, via de regra, uma modalidade com conteúdo autoinstrucional. Essa é uma modalidade que consegue um custo menor pela grande quantidade de alunos no amplo território nacional.

• As aulas remotas são autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC)?

A modalidade de aulas remotas foi autorizada pelo MEC e está sendo adotada no momento por boa parte das IES, em caráter emergencial. As aulas remotas são ministradas, em sua maioria, no mesmo horário convencional das aulas presenciais, pelos próprios professores da disciplina, usando recursos tecnológicos para apresentação e interação com os estudantes. As principais diferenças em relação ao EaD são o contato direto entre professores e alunos, interação em tempo real, solução de dúvidas em grupo, e a participação dos alunos, que ajudam e impulsionam o crescimento acadêmico do grupo.

• O que está sendo oferecido pela FADBA e CAB nesse momento de pandemia é equivalente a um curso de educação a distância (EaD)?

O que os estudantes da FADBA e do CAB estão vivenciando é uma experiência de aula síncrona, ou seja, ao vivo e com a participação do professor e dos estudantes. Os alunos também têm acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde realizam atividades, avaliações e recebem sugestões de complementação do conteúdo apresentado na aula, bem como materiais de apoio.

A proposta de escolher esse formato é para que haja o menor impacto possível no aprendizado, haja vista que a instituição investe e se preocupa em garantir que o aluno tenha o acesso ao conhecimento da melhor maneira possível. Os professores estão sendo incentivados a encontrar maneiras de dinamizar a apresentação do conteúdo e a interação com os estudantes, bem como estreitar os laços e participar da rotina dos alunos.

• Existe redução de despesas por oferecer aulas remotas?

As IES que optaram pelas aulas remotas estão tendo uma economia somente na conta de energia elétrica e material de limpeza. Mas continuam arcando com a manutenção do quadro acadêmico (professores e demais colaboradores), que é a maior porcentagem na composição do preço das mensalidades.

Não há, portanto, redução de custo. Todo este esforço realizado pelas instituições se deu no sentindo de seguir as recomendações dos órgãos oficiais e zelar pela saúde e segurança de alunos, professores, colaboradores e toda a comunidade acadêmica, mantendo o ritmo das aulas, agora remotamente, e o cumprimento do programa das disciplinas.

Em especial a FADBA, para continuar atendendo a seus alunos e seu compromisso com a qualidade acadêmica, fez uma expansão na área tecnológica, de modo a possibilitar a continuidade do conteúdo e aprendizagem a seus estudantes. Isso demandou um gasto superior à economia que será gerada pelo impedimento das aulas presenciais.

• Existe uma data prevista para o retorno das aulas presenciais?

A suspensão de aulas presenciais continua seguindo as orientações do Governo da Bahia, bem como sua previsão de retorno, porém, a instituição estará flexibilizando alguns dias no calendário para o regresso dos alunos que estiverem em outros estados. Também estarão sendo adotadas as possíveis adaptações para que não haja prejuízo na carga horária de estágios, calendário acadêmico e formaturas.

A FADBA também estará readaptando o acesso aos espaços do câmpus e adotando medidas estritas de segurança e higiene para todos os setores, que entrarão em vigor assim que o retorno das atividades for autorizado.

Mais informações podem ser obtidas em:

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)

Ministério da Educação (MEC):

- Portaria 17 de março de 2020

- Portaria 15 de abril de 2020

Todas as notas oficiais, informes e comunicados estão na página da instituição, com acesso direto através do link: www.adventista.edu.br/coronavirus .