Alunas do curso de fisioterapia embarcam para intercâmbio hospitalar no Pará

Por Suelane Carneiro

O curso de Fisioterapia da Faculdade Adventista da Bahia (Fadba) enviou nesta primeira quarta-feira de outubro o grupo de alunas que participará do programa de intercâmbio de estágios em Belém. Elas ficarão imersas num período de dois meses no Hospital Adventista de Belém (HAB), onde terão atividades práticas dentro das unidades de UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal.

No último ano do curso de Fisioterapia, os estuadantes de um modo geral precisam cumprir uma carga horária de práticas hospitalares obrigatórias, tendo a opção de fazê-las nos câmpus próximos da faculdade ou através de intercâmbio por meio de uma imersão dentro de hospitais gerais que disponibilizam de todas as especialidades necessárias.

O grupo de alunas que estará imerso no intercâmbio, terá uma carga horária diferenciada. Será um pouco maior do que comumente acontece nos estágios dos hospitais parceiros da região da Fadba. Isso se deve a dinâmica da imersão no ambiente hospitalar no qual as estudantes estarão inseridas.

O programa de intercâmbio de estágios do curso de Fisioterapia provém de um convênio entre o Hospital Adventista de Belém e a Faculdade Adventista da Bahia. Além de receber as estudantes, o hospital oferece o estágio, alimentação e hospedagem. Mas não são exclusivos aos cursos de Fisioterapia, também se estende a Enfermagem.

PARCERIA

Em visita ao hospital de Belém em 2019, a diretora acadêmica da Fadba, Lílian Becerra e a coordenadora dos cursos de saúde Djeyne Wagmacker, fortaleceram o vínculo já existente entre as instituições.

“Até este presente momento, apenas estudantes de enfermagem e fisioterapia participam do programa, mas nosso desejo é que alunos das demais áreas de saúde possam ter essa vivência também.  Somos muito gratos a Deus por esta experiência. Ela é extremadamente positiva. Percebemos que nossos estudantes são muito valorizados”, destaca Lílian.

Segundo Sabrine Cortiana, coordenadora de estágios do curso de Fisioterapia, o programa de intercâmbio é uma oportunidade ímpar para aprimoramento prático e das relações interpessoais.

“No programa, os estudantes tem a oportunidade de lidar com pacientes criticamente enfermos e aprenderão a ter um bom relacionamento dentro de uma equipe multiprofissional.  Terão suas habilidades aprimoradas e conseguirão definir metas para sua carreira profissional”, evidencia.

Segundo Sabrine, esse é o segundo grupo que está sendo enviado para o hospital de Belém e a experiência tem sido positiva. As alunas são bem recepcionamos e o programa é todo estruturado para que eles consigam correlacionar tanto a parte teórica quanto a parte prática.

Na imersão, os estudantes não somente fazem plantões práticos, mas também tem acesso ao teórico prático onde discutem os casos clínicos e melhores evidências científicas para tomada de decisão junto ao paciente crítico.

Dentre as estudantes que participam dessa segunda edição do programa está a Ronise Alves, Valdinéia Melo, Lorene Silva, Vanessa Soares, Munik Alves e Danielle Salomão, ambas do 10° período do curso de fisioterapia.

O Hospital Adventista de Belém (HAB) faz parte da Rede Adventista de Saúde e atua na região metropolitana de Belém. Possui 60 anos de existência e tem mais de 38 mil metros quadrados de área construída, divididos em quatro blocos, 170 leitos de internação, 58 leitos de observação e 11 salas cirúrgicas. É um hospital de referência na qualidade e segurança do paciente, expansão estrutural e na inovação tecnológica.