Nova dinâmica pedagógica é adotada durante a quarentena

Seguindo orientações governamentais e pensando na segurança dos alunos e funcionários, a Faculdade Adventista da Bahia suspendeu suas aulas presenciais e passou a oferecer uma nova dinâmica de estudo para os alunos da graduação.

Os estudantes passaram a assistir as aulas por meio de uma plataforma online que permite a interação entre professores e colegas e as aulas acontecem no horário normal do cronograma.

Fabiano Silva, diretor acadêmico da FADBA explica que a ferramenta que está sendo utilizada para as aulas digitais é a Hangouts meet do Google. Com isso, os professores estão fazendo aulas pelo meio digital com os alunos no horário de aulas de fato.

“No horário em que o aluno estaria em sala de aula, ele acessa o ambiente virtual e tem aula com o professor. Além disso estamos deixando atividades no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem para os estudantes complementarem as aulas e alguns exercícios”, complementa.

As avaliações serão feitas pelo ambiente virtual da instituição, onde as atividades serão apresentadas para os alunos e pelo mesmo canal eles estarão respondendo e recebendo o feedback dos professores.

Os alunos e professores já possuíam familiaridade com o ambiente virtual. Mas todos tiveram que receber treinamentos e um preparo prévio para a utilização da nova ferramenta de aulas. Um vídeo sobre como utilizar a ferramenta de acesso as aulas foi disponibilizado via whatsapp e no IGTV

Nova realidade

A suspensão das aulas presenciais em nossos câmpus, devido a pandemia de Corona vírus, fez com que os nossos professores passassem a se adequar à nova realidade e se prepararem para ministrar aulas ao vivo pela internet. Com esse objetivo, cada um está usando a sua criatividade pra manter os alunos ligados na tela.

Alguns professores têm utilizado atividades diferenciadas, como é o exemplo do professor Kendall Capibaribe, do curso de odontologia, que preparou um cantinho especial na sua casa e sempre inicia e finaliza as aulas com uma música. “Na próxima semana farei a demonstração de um procedimento de ortodontia aqui em casa para os alunos verem em vídeo, contou Kendall“.

A aluna Sabrina Vitória Andrade, do 7o período de odontologia explica que para uma situação sem precedentes, a FADBA conseguiu dentro de um curto período mudar a logística que os alunos estavam acostumados e se adaptou as plataformas digitais para que os alunos não saíssem totalmente prejudicados.

“É um formato diferente do usual, principalmente para um curso que é totalmente prático contudo, estamos em fase de adaptação com o novo método, os professores têm se esforçado para empregar uma metodologia ativa dentro do possível”, completa.

Já a coordenadora do curso de nutrição, Daniella Lira, resolveu utilizar um quadro branco para escrever os exemplos e interagir com a turma.

Parece que a estratégia está funcionando, porque para a estudante Amanda Coelho, do 3o período de nutrição, a iniciativa das aulas online é ótima, uma vez que é uma alternativa para não prejudicar o semestre acadêmico dos alunos durante o momento mundial em que se vive.

“A faculdade está se preocupando não só na questão acadêmica, mas também social, pois está oferecendo atendimentos com profissionais e ajuda com alimentos para àqueles financeiramente mais necessitados”, completa.

Ensino Básico

Os alunos do ensino médio também tiveram que se adaptar ao novo formato de aulas. Utilizando a mesma plataforma, algumas turmas estão tendo aulas online e outras estão recebendo o conteúdo via agenda “Tell Me“, aplicativo já utilizado para comunicação entre escola, família e alunos.