Cofen promove Curso de Atendimento em Incidente com Múltiplas Vítimas na Fadba

O Comitê de Operações de Emergência em Saúde do Conselho Federal de Enfermagem (Coes/Cofen) realizou nesta terça-feira (22/11), em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), um curso de Atendimento em Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV), na cidade de Cachoeira (BA). A atividade, promovida na Faculdade Adventista da Bahia (FADBA), foi voltada para profissionais locais, além de professores e estudantes de Enfermagem do centro educacional.

A capacitação busca padronizar o atendimento às emergências nas situações em que o número de vítimas ultrapassa a capacidade de atuação das equipes do Atendimento Pré-Hospitalar, permitindo a otimização de recursos disponíveis para salvar o maior número de vidas possível. O curso já foi realizado em outras cidades como Belém do Pará, Paulo Afonso (BA) e Florianópolis.

“Nesta região, não é raro que aconteçam acidentes de trânsito. Diante desta realidade, a parceria entre o Cofen, Coren-BA e a Faculdade Adventista prepara os profissionais de Enfermagem e estudantes para que saibam agir corretamente nesses incidentes”, destacou Eduardo Fernando de Souza, coordenador do Coes.

Pela manhã, os presentes acompanharam conteúdos teóricos, como desassistência à saúde e mapeamento de risco. Os integrantes do Coes, que também integram a Equipe de Resposta Rápida (ERR) do Cofen, compartilharam experiências de atuação em situações de catástrofes e desastres. Representantes de Conselhos Regionais, presentes na cidade de Cachoeira para a 547ª ROP, acompanharam a capacitação e também dividiram com a plateia as trajetórias profissionais.

A presidente do Coren-BA, Giszele Paixão, participou da abertura do evento. “Para nós é uma satisfação disponibilizar este curso, que proporciona uma experiência imprescindível e única para os estudantes e profissionais. Tenho certeza que todos que participaram saem daqui mais capacitados para enfrentar as situações de urgência e emergência”, destacou.

No turno da tarde, foi realizada uma simulação de incidente com diversas vítimas. Os participantes realizaram a triagem dos pacientes por meio do método START (Simples Triagem e Rápido Tratamento). “A expectativa é de que o conhecimento seja reproduzido pela região, permitindo o alinhamento do cuidado oferecido a todos que necessitarem de atendimento nestas situações”, afirmou Silvio Queiroz, membro do Coes e da Equipe de Resposta Rápida do Cofen.

Informações: Ascom Coren-BA