Alunos de pedagogia da Fadba realizam Exposição para Ensino de Matemática

Por: Esther Fernandes

Os alunos do curso de pedagogia da Faculdade Adventista da Bahia (Fadba) realizaram uma exposição interativa de Recursos Metodológicos para Ensino da Matemática para os estudantes do primeiro ao quinto ano do Colégio Adventista da Bahia (Cab) no dia 21 de outubro. A iniciativa surgiu através de um projeto proposto pelo professor Diego Ferreira na disciplina de Prática Pedagógica III.

WhatsApp-Image-2021-11-10-at-16.53.27-1 O objetivo da matéria é desenvolver nos futuros pedagogos as competências necessárias para atuar na educação básica, com foco no ensino da matemática. A Exposição explorou os aprendizados vistos em sala de aula com as metodologias diferenciadas e formas lúdicas de ensino. Os alunos de pedagogia desenvolveram oficinas com jogos, caixa de recursos, instrumentos e ferramentas como estratégia para o ensino da matemática.

No dia da exposição, os alunos do Cab puderam testar esses jogos e utilizar as ferramentas de aprendizagem. Segundo Larissa Santos, aluna do 8° semestre, o projeto a ajudou a perceber o professor como um incentivador do aprendizado. “Os cálculos estão em todo o lugar e o professor precisa ter esse olhar junto com o aluno, proporcionando também outras oportunidades de aprender a matemática de diversas formas”, salienta.

O professor Diego afirma que esse momento foi essencial para os graduandos terem o feedback de seu trabalho por parte dos alunos da Escola Básica. “Temos como objetivo principal a interação. O futuro pedagogo precisa entender o conceito de matemática, aplicar em um recursos e manipular esse objeto para que a criança aprenda de fato”, reforça.

A coordenadora do curso de pedagogia da Fadba, Gal Oliveira, ressalta a importância de inserir os estudantes em atividades práticas. “O aluno aplica os conhecimentos e tem oportunidade de sair daquele espaço, ter a integração com outros ambientes e tudo isso promove o crescimento e o desenvolvimento do estudante”, afirma.

Ao longo da elaboração do projeto, cada dupla investiu um valor na construção das caixas interativas. Durante a exposição, as professoras do Cab compraram diversos jogos e ferramentas dos alunos, restituindo o valor empregado.