Alunos de Fisioterapia criam réplica de caminhão para ajudar a recuperação de pacientes da Clínica Escola

Luciana Santana

Criatividade, outra porção de dedicação e um punhado de amor. Esta é a receita completa que os alunos do curso de fisioterapia da Faculdade Adventista da Bahia, Fadba, que sensivelmente, tem humanizado cada vez mais o atendimento na Clínica Escola da instituição. Diante do sonho de um paciente, estudantes criaram um protótipo de um caminhão, utilizando apenas uma cadeira para ajudar na evolução do tratamento de pessoas que são atendidas na clínica.

O paciente, vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), que inspirou a equipe a criar o protótipo de um caminhão a partir de uma cadeira, declarou durante o tratamento, que a sua maior tristeza era não poder voltar a pilotar o seu caminhão. Prontamente, a acadêmica de fisioterapia Manuela de Jesus, que o acompanhava, adaptou uma cadeira normal com volante e marchas, para que o paciente tivesse a sensação de pilotar o caminhão e ao mesmo tempo, desenvolver sua coordenação motora.

A ideia humanizada foi uma forma de realizar um trabalho que pudesse estimular o cognitivo e o motor que foram afetados pelas sequelas do AVC no paciente. “Fiquei muito feliz em realizar o desejo do meu paciente de "dirigir o seu caminhão". A construção do protótipo se transformou em algo maior do que imaginei, pois vai servir para muitos outros pacientes que passarão pela Clínica Escola”, ressalta.

Assim como o caminhão, também foi construída uma trave de futebol para que pacientes apaixonados pelo esporte possam se sintam-se estimulados e assim acelerem o processo de recuperação das suas enfermidades. Vale ressaltar que todos os equipamentos para a  construção das replicas da instituição, foram doados para que possam fazer parte do tratamento de outras pessoas que passem por lá.