Perguntas e respostas

Perguntas e respostas

Como criar um usuário na Plataforma Brasil?

A Plataforma Brasil é o ambiente digital por onde o CEP realiza o recebimento e analise de Pesquisas, Relatos de Caso, Ementas e Relatórios. Para submeter sua pesquisa, é necessário que cada pesquisador tenha um usuário devidamente registrado na PB. A apresentação a seguir, segue passo a passo de se deve proceder para criar um usuário na Plataforma Brasil.

Clique aqui

Quais documentos necessito para submeter meu projeto de pesquisa?

Com seu Projeto de Pesquisa Pronto se faz necessário unir, alguns documentos para que seja possível a apreciação da sua pesquisa pelo colegiado do CEP/FADBA. Desta forma, temos um apresentação que pode lhe auxiliar ao juntar os documentos necessários para submeter seu Projeto de Pesquisa.

Clique aqui

Como submeter sua pesquisa com qualquer etapa online (híbrida) ou totalmente on-line ao CEPFADBA?

Algumas pesquisas, necessitam ser realizadas com algumas etapas realizadas por meio online e outras etapas feitas presencialmente. Para mais informações de como submeter uma pesquisa híbrida acesse um Manual que explica como proceder:

Clique aqui

Quais documentos necessito para submeter meu relato de caso?

O relato de caso, diferentemente do Projeto de Pesquisa, pode ser submetido ao CEP já finalizado. Além disso, necessita de alguns documentos distintos dos documentos do Projeto de Pesquisa. Por isso temos um manual para lhe auxiliar na organização da documentação necessária para submeter seu relato de caso.

Clique aqui

É possivel modificar meus dados na Plataforma Brasil?

Sim. Seus dados cadastrais, como endereço, instituição a qual você possui vinculo, seu endereço, sua titulação, e sua senha de Acesso. Leia o manual e conheça como realizar tais modificações.

Clique aqui

Quais são os direitos dos Participantes de Pesquisa?

O participante de Pesquisa é amparado pelas Resoluções do Conselho Nacional de Saúde no 466/12, no 510/16, no 563/17, no 580/18, no 340/04, no 304/00, no 441/11, Norma Operacional no 001/13. Para saber mais e detalhadamente cada direito do Participante de Pesquisa acesse uma cartilha explicativa.

Clique aqui

Como Solicitar a alteração de Pesquisador Responsável?

Se por motivo de força maior o pesquisador responsável não puder proseguir liderando o Proejto, existe a possibilidade de mudança de Pesquisador reponsável. Assista o vídeo a seguir para aprender a realizar a modificação.

Clique aqui

Quem é responsável por avaliar meu Projeto de Pesquisa, relato de caso, etc?

O CEP/FADBA possui um colegiado de 9 membros que fazem a avaliação de todos os projetos aptos a avaliação do nosso CEP. Dentre eles existem pesquisadores, docentes e representantes da comunidade estudantil e social da cidade de Cachoeira-Ba.

Clique aqui

Como enviar uma notificação sobre o meu Projeto?

A Notificação é uma funcionalidade que deve ser utilizada quando houver necessidade de encaminhar documentos ao CEP como: Comunicação de Início do Projeto; Carta de Autorização da Instituição; Envio de Relatório Parcial e outros. Desta forma leia uma cartilha explicando como enviar uma notificação sobre seu projeto.

Clique aqui

Qual o horário de Funcionamento do CEP/FABA?

O CEP/FADBA possui Assessor Administrativo que está na Gerência Operacional do Prédio Universitário na Sala CEP. De segunda-feira a quinta-feira atendemos durante a manhã e a noite. E na sexta-feira atendemos de manhã e a tarde. O Horário Completo pode ser visto.

Clique aqui

Quais são as diretrizes do CEP/FADBA?

CEP/FADBA é ligado a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), órgão que faz parte do Ministério da Saúde. Desta forma, existe diversas diretrizes que o Ministério da Saúde edita a fim de auxiliar a CONEP e os CEps espalhados pelo Brasil. Ofertamos a oportunidade de você ler e descobrir as diretrizes que utilizamos para manter nosso trabalho e garantir a ética em pesquisa.

Clique aqui

Como cadastrar Pesquisador Assistente?

Em primeiro momento, todo pesquisador é registrado como Pesquisador Principal, sendo que se necessita designar aqueles que serão prepostos como Pesquisador Assistente de um Projeto de Pesquisa. Aprenda através deste vídeo.

Clique aqui

Como se retira Projeto da Plataforma Brasil?

A única forma de excluir projetos da Plataforma Brasil , são nos casos de Projeto ainda em edição. Após a submissão, só poderá ser retirado com um Parecer do CEP/CONEP. Aprenda a retirar seu projeto se for necessário fazer longas alterações.

Clique aqui

Quais trabalhos não precisam ser submetidos ao comitê de Ética em Pesquisa?

Alguns trabalhos não possuem a necessidade de serem submetidos para a avaliação do CEP/FADBA. Descubra quais são esses projetos.

Clique aqui

Você conhece a CONEP?

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), é um orgao ligado ao Ministério da Saúde responsável por analisar os aspectos eticos das pesquisas realizadas com seres humanos em todo o País. Para conhecer mais assista este vídeo.

Clique aqui

Como responder as pendencias do seu Projeto de Pesquisa na Plataforma Brasil?

Algumas vezes seu Projeto possui algumas pendencias que necessitam serem solucionadas para se poder prosseguir com o projeto. Neste vídeo que disponibilizamos você pode aprender a resolver as pendencias sejam documentais ou no Projeto de pesquisa.

Clique aqui
teste