Reuniões de conselhos de enfermagem e prêmio Anna Nery acontece na Faculdade Adventista da Bahia

Wiliane Passos

Além do prêmio, a Renião Ordinária Plenária do Conselho Federal de Enfermagem aconteceu durante toda a semana na sede do único curso do município onde nasceu a enfermagem brasileira.

A casa onde viveu a pioneira da enfermagem brasileira, passou a abrigar um memorial sobre a história da profissão no país. A residência, localizada na cidade de Cachoeira, também será responsável por preservar os restos mortais da enfermeira, que serão recebidos por meio de doação.

A entrega do memorial foi feita no dia 25 de novembro pela prefeitura, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-BA), com a participação de representantes do único curso de enfermagem do município, sediado na Faculdade Adventista da Bahia.

Reunião de conselhos

A 547º Reunião Ordinária de Plenário (ROP) do Conselho Federal de Enfermagem, define assuntos de interesse geral e regulamentação da profissão. Participam desses encontros os conselheiros representantes de diversos Corens do Brasil, convidados e público externo e pela primeira vez na história se reuniu em uma instituição privada.

Curso gratuito e ação social

Durante a semana, também ocorreram ações paralelas de interesse público, abertas aos estudantes e profissionais da saúde, como o curso de atendimento à incidentes com múltiplas vítimas (IMV), aberto ao público, gratuito e social, com certificado emitido pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-Ba).

O curso foi realizado pelo Comitê de Operações de Emergência em Saúde do Conselho Federal de Enfermagem (Coes/Cofen) em parceria com o Coren-Ba, voltado para profissionais locais, professors e estudantes de enfermagem da região.

A capacitação buscou padronizar o atendimento às emergências nas situações em que o número de vítimas ultrapassa a capacidade de atuação das equips no Atendimento Pré-Hospitalar, permitindo a otimização de recursos disponíveis para salvar o maior número de vidas possível.

O curso foi ministrado pelos profissionais Eduardo Fernando de Souza (Coordenador da Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Cofen) e Silvio José Queiroz (Doutor em Promoção de Saúde; Membro da equipe de resposta rápida do Cofen).

Prêmio Anna Nery

A edição Bahia do Prêmio Anna Nery também aconteceu na Faculdade Adventista da Bahia, em Cachoeira. O evento teve por objetivo reconhecer e prestar homenagem aos profissionais de enfermagem do estado que se destacaram no exercício de suas atividades.

A premiação reuniu representantes do Cofen, Coren e profissionais de todo o estado que, com trajetórias de dedicação e inovação, trabalham pelo desenvolvimento da profissão. Cerca de 60 trabalhadores da Enfermagem receberam do Coren-BA a maior honoraria professional da categoria.

“Reunimos em uma noite de congraçamento grandes nomes que representam a luta continua da categoria. Nada é mais simbólico do que estarmos na terra natal da nossa pioneira entregando uma honraria que leva seu nome. Mais do que reconhecimento, prêmio Anna Nery é também uma forma de mostrar que a Enfermagem é feita de coragem”, comentou a presidente do Cofen, Betânia Santos.

A Fadba entra na história da profissão e do município como parte de eventos importantes para a enfermagem, proporcionando uma experiência única aos estudantes e valorizando a responsabilidade de ser o único curso da cidade em que nasceu a pioneira da enfermagem no Brasil.