Fadba promove treinamento da brigada de incêndio

Colaboradores são instruídos para agir corretamente diante de situações emergenciais

Ana Clara Silveira

 

A Fadba organizou um momento para treinar seus colaboradores. A brigada de incêndio é uma equipe formadas por funcionários que são capacitados para agir frente a emergências. Algumas ações são evacuar o prédio, combater as chamas ou, ainda, aplicar técnicas de primeiros socorros.

Os brigadistas garantem que os prejuízos sejam evitados ou pelo menos minimizados até a chegada dos Bombeiros, que vão realizar o combate efetivo ao incêndio e o salvamento de pessoas, se for o caso. Além disso, juntamente com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), ela atua na fiscalização de instalações, equipamentos de segurança, situações de riscos, de incêndios e/ou acidentes e instalações elétricas.

Participação dos colaboradores

A psicóloga organizacional, Pâmela Cabral, aponta que o envolvimento dos colaboradores foi a teoria aliada à prática. “A forma como são passados os conhecimentos permite uma vivência real, o que gera uma grande motivação. Os brigadistas desejam aprender e colocar em prática caso seja necessário”, esclarece. Além disso, há também interação com os demais colegas de trabalho.

As vagas para participação são restritas. No entanto, Pâmela pondera que “o conhecimento deve sempre ser repassado, sendo essa também uma das responsabilidades da brigada”. Para a Fadba, o treinamento é indispensável. “Escolha da equipe de profissionais que ministraria o treinamento, todos os recursos necessários para a realização do treinamento foram disponibilizados pela instituição”, comemora a psicóloga.

Conteúdo

Os participantes aprenderam a teoria para combate a incêndios, com aspectos legais, teoria do fogo, prevenção de incêndio, equipamentos de combate a incêndio, entre outros. Além disso, também aprenderam sobre primeiros socorros, com temas como avalição inicial, ferimentos, hemorragias, emergências clínicas etc. Por fim, a prática de combate a incêndio e prática de primeiros socorros.