Fadba celebra centenário da Semana da Arte Moderna

Evento contou com diversas apresentações artísticas no campus

Ana Clara Silveira

Entre os dias 4 e 8 de setembro, a Escola de Música da Faculdade Adventista da Bahia fez uma celebração pelos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, momento histórico em que a arte brasileira foi valorizada. Segundo o maestro Pablo Sanches, também foi o momento em que as “manifestações nacionais romperam com o padrão estético europeu”.

Programação

Ao longo da semana foram realizados quatro concertos de música brasileira e uma exposição de artes visuais produzidas pelos alunos do Colégio Adventista da Bahia. Além disso, a Fadba recebeu um duo de violoncelo e violão com professores da Universidade Federal da Bahia: Suzana Kato e Diego Esteves.

A instituição de ensino também recebeu pela primeira vez os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, NEOJIBA, que presenteou a todos com uma apresentação. Durante a semana da arte, a Fadba também promoveu um recital de música brasileira com compositores como Ernesto Nazaré e Zequinha de Abreu.

Também participaram das amostras a Orquestra da Fadba e o grupo Madrigal Vivace com interpretações de canções brasileiras. Na última noite, estudantes do quadro fizeram uma exposição de trabalhos com quadros e produções artísticas. Para o maestro Pablo Sanches, “essa foi uma das melhores semanas de arte dos últimos anos, e foi notada a resposta positiva do público formado por alunos universitários, Ensino Médio, Faculdade e comunidade próxima a Fadba”.