O curso de fisioterapia da Fadba visa uma formação integral priorizando o desenvolvendo: Físico, Cognitivo, Social, Emocional e Espiritual. Tendo como princípios centralizadores o Amor a Deus e o Amor ao Próximo.
Pensando em currículo, as atualizações ao longo do desenvolvimento do curso visam proporcionar ao discente uma visão mais profunda de sua inserção no contexto social e de sua participação no Sistema Único de Saúde (SUS). O curso de Fisioterapia da Fadba também se preocupa em instrumentalizar os estudantes com características essenciais ao desenvolvimento de pesquisa.
Fica evidente o grande número de estudantes de outros estados do Brasil, que atraídos pelos princípios e valores da educação adventista e qualidade da formação do curso de Fisioterapia da Fadba, se deslocam de suas regiões para cursarem Fisioterapia na Fadba, com destaque para os estados das regiões Norte e Nordeste.
Após a conclusão do curso, muitos desses retornam a suas regiões de origem e, com a sólida formação que aqui tiveram, contribuem significativamente em suas regiões como pessoas, cidadãos e profissionais comprometidos com a saúde como direito de todos. Aptos a trabalhar e defender o sistema de saúde vigente em nosso país.
Alguns de nossos diferenciais:
Inserção no campo de práticas a partir do 7º semestre, estimulando o contato com o paciente e com a rede de saúde local.
Participação em projetos missionários e ênfase no estudo de línguas estrangeiras através do Instituto de Missões e Idiomas que garante uma certificação própria;
Uma Clínica Escola totalmente equipada para todas a áreas de atendimento ambulatorial.
Excelência no ensino com ações acadêmicas embasadas na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Exame Clínico Observacional Estruturado (ECOE): é uma modalidade de prática interdisciplinar entre diferentes componentes curriculares. Consiste na avaliação de práticas de simulação realizadas em espaços protegidos que simulam cenários da prática de cuidados à saúde. Os estudantes realizam atendimentos em pacientes simulados, realizam procedimentos em manequins ou bonecos e são acompanhados por professores-facilitadores que avaliam o desempenho das capacidades voltadas ao perfil do profissional a ser formado.
Metodologias ativas: O método PBL (Problem Based Learning- Aprendizado Baseado em Problemas) é uma estratégia pedagógico-didática centrada no aluno, trata-se de um método de eficiência comprovada por estudos no campo da psicopedagogia e da avaliação de desempenho dos profissionais formados por esse método. Para tanto, dá-se ênfase à assistência de enfermagem sistematizada na prevenção de afecções, promoção, recuperação e reabilitação da saúde a pacientes adultos nas intercorrências clínicas, nas diferentes modalidades assistenciais: ambulatorial, hospitalar e domiciliar.
Flexibilidade e Oportunidades Diferenciadas de Integralização Curricular: o curso de Fisioterapia da Fadba prevê flexibilidade desde que seja respeitada a complexidade de conhecimentos no trajeto de formação. Há baixa incidência de pré-requisitos no curso e clara política de aproveitamento de estudos realizados em outras IES e mesmo entre os cursos da Fadba. Há também a oferta de componentes optativos, a fim de que o acadêmico possa obter maior aprofundamento de sua área e com os quais tenha maior identificação.
Programa de Intercâmbio para estágios Nacionais e internacionais: O curso de Enfermagem da Fadba permite atividades de intercâmbio para estágios curriculares em instituições parceiras em diferentes locais do Brasil e na américa do Sul.
Programa de Intercâmbio Cultural (PIC) - O PIC destina-se a estudantes que tenham interesse em conhecer culturas diferenciadas e organizações de outras localidades, utilizando-se da Rede Adventista de Ensino, no Brasil e no mundo. O programa visa a interação entre diferentes culturas, principalmente no Brasil, tendo em vista a dimensão continental do país que abarca uma diversidade cultural única. O programa consiste em um período de imersão em diferentes faculdades da Rede Adventista.