PÓS

Nutricionista da FADBA indica alimentos que fortalecem a imunidade

Com o crescimento da epidemia do Covid-19 (Coronavírus), uma das melhores maneiras de se prevenir, além das medidas de higiene, é fortalecer o sistema imunológico para que ele seja capaz de lutar contra o vírus. E a alimentação é um fator crucial na melhora da imunidade.

Diante disso, o Nutricionista Jeandson Moraes, especialista de nutrição do Bahia Verde da FADBA, indica 10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade, para deixar seu corpo mais preparado para lutar contra vírus e bactérias:

*Açaí; Os antioxidantes encontrados nessa fruta típica da região amazônica protegem as células e, portanto, defendem o organismo contra vírus e bactérias. Com uma composição química melhor do que os outros frutos silvestres, o açaí é a alternativa perfeita para um organismo saudável lutar contra doenças.

* Castanha-de-caju; É uma ótima aliada da boa saúde. Ela é rica, entre outras substâncias, em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que diminuem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o bom (HDL), além de fortalecer ossos, músculos e o sistema imunológico.

*Brócolis; Fonte de vitamina A, C e da antioxidante glutationa, o brócolis é um impulsionador básico do sistema imune. Para garantir que você tenha o suficiente desses benefícios, opte pelo brócolis como acompanhamento sempre que possível.

*Kiwi; A vitamina C é necessária para o bom funcionamento do sistema imunológico. Por isso o kiwi, que contém 50% da quantidade diária recomendada de vitamina C em uma unidade, vai te ajudar a se manter fortalecido contra os vírus.

*Acerola; A acerola, também com alto teor de vitamina C e minerais, é usada como suplemento vitamínico para fortalecimento do sistema imunológico e é ideal para cuidados com a pele. Uma sugestão é adicionar ao suco verde para dar à bebida um toque cítrico.

*Gengibre; O gengibre é um alimento conhecido por aquecer de dentro pra fora e pode fazer suar em um dia frio. Essa é uma das razões pela qual é tão eficaz para curar um resfriado. Esse tipo de transpiração não só estimula a desintoxicação, como contém um agente bactericida que ajuda a combater infecções. Por isso, uma boa ideia é adicionar o gengibre a chás, sobremesas e molhos: ajuda a incrementar os preparos e fortalecer a imunidade.

*Cúrcuma; A cúrcuma é um ingrediente mais conhecido no preparo de molhos e é uma das especiarias mais saudáveis que existem. A curcumina, princípio ativo presente na cúrcuma, tem ação antiviral, antifúngica e anti-inflamatória. Todas estas ações melhoram o sistema imune.

*Mirtilos; Sendo um dos superalimentos mais conhecidos, os mirtilos têm muitos benefícios, entre eles, também ao sistema imunológico. Junto com o açaí e a acerola, eles estão em primeiro lugar no mundo dos antioxidantes.

*Alho; Um dente de alho contém 5 mg de cálcio, 12 mg de potássio e mais de 100 compostos sulfúricos, por isso, é usado há anos para a prevenção de diversas doenças. Ele é mais efetivo cru, então experimente colocá-lo em molhos, por exemplo.

*Iogurte; O que difere o iogurte dos outros laticínios? Os probióticos do iogurte são bactérias saudáveis que protegem o intestino e lutam contra microorganismos patógenos, ou seja, que causam doenças. Nestes termos, eles ajudam a fortalecer todo o sistema imune.

*Beber água potável de 1,5 A 2,5 litros por dia; Esse líquido é fundamental para a saúde e o bom funcionamento do corpo. Manter-se hidratado inclusive é uma recomendação médica para pessoas afetadas por infecções.

*Não existe alimento ou nutriente milagroso que evite ou trate a Covid-19, “A imunidade é formada por um conjunto de fatores que atuam contra diferentes doenças, vírus e bactérias. Não podemos elencar um único alimento ou uma vitamina para resolver um problema de saúde”, completa Jean.

 

Comente