Voluntariado e missão: Dentistas dedicam tempo e talento para cuidar de outros

Por Ana Clara Silveira

Ao chegar na reta final da faculdade, os estudantes fazem diversos planos. Há quem decida ingressar no mercado de trabalho, outros casar, iniciar nova graduação, e assim por diante. Mas, além dos planejamentos tradicionais, alguns escolhem dedicar tempo para cuidar de outras pessoas por meio do voluntariado e missão.

Atendimento à imigrantes

Esse é o caso de Bianca Carvalho, formada em Odontologista pela Fadba. A jovem decidiu ser voluntária na ADRA-PR, com objetivo de disponibilizar assistência odontológica para pessoas que não podem pagar pelo atendimento. O projeto está vinculado a uma organização intergovernamental, a OIM, Organização Internacional para as Migrações, que presta auxílio à imigrantes.

A dentista acredita que a missão foi um plano traçado por Deus. “Meu propósito é ajudar os mais necessitados com meus conhecimentos, aperfeiçoar meus talentos, poder falar e abreviar a volta de Jesus para quem não O conhece”, reforça.

A Fadba também fez parte da história de Bianca em outros momentos. Ela indica que, além do caráter profissional, a faculdade “motiva a desempenhar seus talentos e conhecimentos em prol de comunidades em vulnerabilidade, desenvolvendo empatia, compaixão e demostrando o amor de Deus pelo próximo”.

Missão em dupla

Além dela, Yanessa Bispo também faz parte desse projeto e conta que junto a Bianca fizeram atendimento odontológico a venezuelanos. Elas atenderam famílias de baixa renda com difícil acesso à cuidados médicos e explica como essa experiência foi marcante. “Um dos membros pediu que voltássemos mais vezes, pois essa era a única forma a qual eles poderiam ter acesso ao serviço odontológico”, lamenta.

A decisão de ser missionária veio pela “necessidade de ajudar o próximo”. Yanessa defende que o abraço e sorriso podem fazer toda a diferença. Além disso, aconselha que quem deseja ser um missionário deve buscar pessoas que já fizeram, tirar dúvidas e participar de algum projeto. “Não exite”, fortalece.

Outros alcançados

Luiza Caroline decidiu se dedicar em outro local, mas com o mesmo objetivo: ajudar o próximo. Ela coordena o projeto da ADRA do Ji-Paraná, Rondônia, que atende na cidade e na região próxima.

Além de auxiliar com cestas básicas, cuidando das necessidades físicas, o projeto se preocupa em incentivar os estudos e outras formas de conseguir renda para a família. Por meio de cursos profissionalizantes, trazem oportunidades para muitos jovens e adultos que perderam o emprego durante a pandemia.

Luiza relembra que na páscoa entregaram kits para crianças. A ação aconteceu em um dia chuvoso e uma das casas não atendia. Mas uma das colegas não desistiu de bater à porta e, por fim, encontraram uma família que precisava de ajuda. “A insistência de uma pessoa fez com que uma família tivesse o que comer naquela páscoa”, comemora.

Oportunidades na Fadba

As dentistas não esquecem a contribuição da Fadba nesse processo. Elas destacam como a participação em outras missões promovidas pela faculdade fizeram toda a diferença.

Eu amo a missão, Missão Angola, Missão Karajás, I Will Go e outros voluntariados foram citados entre as tantas vivências que prepararam a trajetória para a missão que desempenham agora. Para Yanessa, “a instituição fez nascer um amor pela missão” e isso aumentou a cada experiência em campo. Bianca compartilha o mesmo sentimento e complementa: “Meu desejo é que todos tenham a oportunidade e vontade em  servir como missionário em qualquer lugar do mundo”.

A Fadba também fez parte das histórias de Luiza, que agradece a instituição e já traça novas metas. Ela reforça que trabalha integralmente para a ADRA, mas no seu tempo livre pensa em projetos futuros tanto para ajudar aos outros, quanto para a sua profissão como dentista. “Estou realizando um sonho”, finaliza.