Pesquisadores da Fadba participam de Congresso Internacional de Educação

Por: Esther Fernandes

As Instituições Adventistas de Ensino Superior participaram da IV edição do Congresso Sul-Americano de Pesquisa da Educação Adventista (COSUDI). O evento aconteceu entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro de maneira remota. Pesquisadores da Faculdade Adventista da Bahia (Fadba) atuaram no Congresso divulgando ao todo 88 trabalhos acadêmicos, o equivalente a quase  30% da produtividade científica de todo o congresso.

O objetivo do encontro foi desenvolver um ambiente de intercâmbio e reflexão para pesquisadores da Divisão Sul-Americana (DSA), por meio da discussão entre cientistas com linhas ou projetos de pesquisa semelhantes. Além disso, a coordenadora do Núcleo de Apoio e Incentivo à Pesquisa (NAIPE), Djeyne Wagmacker Ferreira, afirma que através do congresso é possível “aumentar a inovação, a qualidade e a transferência das pesquisas realizadas pelas universidades adventistas da DSA, o que lhes permite projetar-se como universidades de excelência e com vocação para servir a sociedade sul-americana”, ressalta.

A participação no COSUDI possibilitou, a alunos e professoras da Fadba, um espaço de divulgação, incentivo à pesquisa acadêmica e também oportunidade de network e interação entre os cientistas adventistas de outras Instituições. A professora mestre da Fadba,  Marcia Barrientos, recebeu uma proposta de colaboração de pesquisa com um professor da Universidade Adventista do Chile (UNACH) após apresentar um de seus trabalhos no congresso.

Os integrantes do congresso puderam expandir seus conhecimentos acadêmicos, fortalecer a cultura da pesquisa e trazer maior engajamento e motivação para o envolvimento com os estudos. “Neste evento diferentes investigações vêm sendo expostas, permitindo que espaços de diálogos sejam abertos e que sirvam de elo entre os diversos pesquisadores, tanto das universidades adventistas da DSA, quanto de todos os pesquisadores das universidades participantes do IV COSUDI”, destaca Djeyne.