Mais um destaque acadêmico: professora de fisioterapia da Fadba defende teses científicas

Helen Meira Cavalcante, professora da Faculdade Adventista da Bahia (Fadba) há 13 anos, apresenta duas pesquisas sobre o risco de quedas em pessoas com a doença de Parkinson.As pesquisas foram apresentadas no Congresso Internacional de Transtornos do Movimento.

O principal foco dos estudos é identificar fatores preditores de quedas com danos e validar externamente uma ferramenta clínica preditiva em três etapas, identificando o risco de queda em pessoas com Parkinson.

O propósito dos trabalhos é viabilizar um instrumento clínico preditor de quedas, baseado no auto-relato dos profissionais que atendam pessoas com a Doença de Parkinson.

Tendo início em 2018, os trabalhos foram desenvolvidos no Ambulatório de Transtornos do Movimento do Hospital Geral Roberto Santos em Salvador pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa de Comportamento Motor e Reabilitação Neurofuncional da Baiana, Escola de Medicina e Saúde Pública.

Segundo a Sociedade Brasileira de Parkinson, a doença de Parkinson é de etiologia neurológica, progressiva e degenerativa, que causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio e alterações na fala e na escrita. Não é uma doença fatal, nem contagiosa, não afeta a memória ou a capacidade intelectual do parkinsoniano.

Até os estudos mais recentes não se encontrou evidências de que a doença seja hereditária, ou que há cura. É progressiva e seus efeitos variam em cada paciente. Sua causa ainda continua desconhecida. O que se sabe é que ela é proveniente da degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra. Essas células produzem uma substância chamada dopamina, que conduz as correntes nervosas (neurotransmissores) ao corpo. A falta ou diminuição da dopamina afeta os movimentos do paciente, provocando os sintomas acima indicados.

Devido a pandemia, os trabalhos foram apresentados como e-pôster em sessão virtual do congresso. Foi coordenado pelas Fisioterapeutas PhDs Lorena Rosa Almeida e Elen Beatriz Pinto.  Umas das pesquisas foi desenvolvida em parceria com a USP e The University of Sydney, Austrália, e os resumos serão publicados nos anais da revista da MDS.

Helen Meira é graduada em Fisioterapeuta pela Faculdade Adventista da Bahia doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal da Bahia, UFBA e mestre em Distúrbios do Movimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. É também especialista em Fisioterapia Neurofuncional. Atualmente, atua como professora universitária da Fadba e em áreas de reabilitação e Pesquisa.

 

Por Suelane Carneiro