Internato em ação: Trilife promove interação social e prática de exercício físico

Por Suelane Carneiro

Neste domingo (20), o internato da Faculdade Adventista da Bahia (Fadba) promoveu mais um evento com o objetivo de influenciar a prática de atividade física e desenvolver bons relacionamentos entre os alunos.  O Trilife possui provas de destrezas intelectuais, provas radicais, desafios de agilidade e de estratégias.

O encontro presencial foi possível devido ao isolamento de seis meses por conta da pandemia. Impossibilitados de sair, os alunos só tiveram contato com o público interno do câmpus que também seguiam todas as recomendações de segurança e isolamento social sugeridos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Trilife já acontece há alguns anos e sempre com tema específico. Este ano ele foi baseado nos quatro elementos da natureza: ar, fogo, terra e água.  Foram 12 provas a serem cumpridas por nove equipes formadas por 12 pessoas. Cada equipe possuía um líder e tinha que alcançar o maior número de pontos no menor tempo possível.

As provas foram desde escalada, lama, trilha da memória, quebra cadeado às provas na piscina. Mas todas sendo supervisionadas e atendendo a todos as medidas de segurança. Para tanto, um estande de enfermaria móvel foi montado caso houvesse alguma eventualidade. Tendo um enfermeiro de plantão durante todo o evento.

Yaneli López, preceptora do internato diz que o princípio básico do Trilife é levar os alunos a aprenderem a trabalhar em equipe, a praticar a paciência, além de usar da criatividade.

Alguns dos aspectos mais relevantes mencionados pelos participantes do evento está relacionado com a eficiência da organização, criação das provas e do direcionamento social que os envolveu.

RELACIONAMENTOS

Éder da Costa Ferreira, estudante do curso de Psicologia do 10º período e 8º período de Teologia diz que o Trilife é completo. Consegue unir pessoas, ensina a liderar e motivar um grupo. Como também está associado a capacidade de desenvolver bom relacionamentos.

“Participo do evento desde a primeira edição. Esse ano em específico, percebi que além de ser extremamente organizado, pude me aproximar de pessoas que nunca havia tido contato. O objetivo inicial era montar uma equipe, hoje são pessoas com quem desejo conviver diariamente. Tenho grupos de amigos, iniciados em atividades como essas, que mesmo longe e já formados, essas relações continuam até hoje”, pontua.

Gabrielle Braga Chaves, aluna do 10º período do curso de Psicologia da Fadba também acredita que atividades como essas são importantes para se criar laços de amizade e desenvolver a cooperação.

“O trilife se faz importante de várias maneiras. Além de ajudar na interação, nos tira da inércia e pensamentos pessimistas. É inevitável você não conhecer novas pessoas e criar novos laços. Em nossa vida acadêmica, profissional e social é essencial saber trabalhar em equipe. Eventos assim, fazem com que percebamos nossos limites, potencialidades e capacidade de ser liderado.  Incrível perceber como uma boa liderança faz a diferença e como pessoas de idades e perfis diferentes são igualmente importantes no jogo”, ressalta.

A visão diferenciada do outro foi um aspecto considerado pela estudante do 10º período de psicologia, Stefelyn Flaviane. Para ela, as provas fizeram com que ela visse o melhor no outro. Despertando para possíveis habilidades desconhecidas até então.  Sendo o reflexo de provas bem elaboradas e bem pensadas ela enxergou carinho por parte dos criadores das provas.

Ambos estudantes acreditam que o internato teve um papel fundamental nesse momento crítico de isolamento.   Ao proporcionar momentos assim, tornaram o clima pandêmico mais tranquilizador.

“Esses movimentos tem nos ajudando bastante. Tem sido muito importante e tem dado vontade de permanecer aqui. Somos privilegiados por estarmos aqui e poder fazer atividades que pessoas lá fora não podem fazer”, enfatiza.

“Sempre incentivo aos jovens que estão chegando a participarem de todos os eventos promovidos pela Fadba. Nesses encontros fazemos amizades e carregamos lembranças que levaremos por toda a vida”, conta Éder.

O Internato da Fadba preocupa-se em promover a saúde mental, física e espiritual de seus alunos. Atrelados ao desenvolvimento acadêmico procura realizar atividades que visem a sociabilidade e respeito as diferenças do outro. Promove a autoestima, descoberta de habilidades novas, destaque das já existentes e compreensão dos limites pessoais.

Equipe vencedora