Gestão de Talentos promove atividades de apoio social a docentes da Fadba

Por Suelane Carneiro

Devido a mudança brusca do cenário acadêmico mundial por causa da Covid-19, diversos professores precisaram se reinventar, desenvolver várias técnicas de docência a fim de estarem aptos a lecionar de acordo com a nova modalidade online. Alguns tiveram facilidade, outros tentam encontrar dentro de si habilidades até então desconhecidas.

Todo esse contexto promoveu um certo grau de incerteza e ansiedade na maioria dos docentes. Foi preciso se isolar de seus alunos e fazer uma reestruturação do trabalho para home office.  Essas situações adversas motivou a Gestão de Talentos da Faculdade Adventista da Bahia (Fadba) a promover ações de bem-estar com o objetivo de prevenir ou minimizar sintomas.

O Projeto foi idealizado pela direção acadêmica, psicólogos e pela área de Recursos Humanos (RH) da Fadba, sendo coordenado pela psicóloga Débora Conceição da Encarnação. Dentre as ações oferecidas para os professores e preceptores está a prática de exercício físico, jardinagem, atividades culinárias, aula de música/instrumentos, pintura, estética e beleza.

Segundo Débora, as atividades são realizadas em grupos com o propósito de fortalecer o vínculo de amizade entre eles, já que o apoio social é um forte aliado na melhoria de algumas situações emocionais.

“Estudos e, mais do que nunca, a situação atual, tem evidenciado que a solidão e o isolamento social podem contribuir para um quadro depressivo. Atividades em grupo (ainda que virtuais), ajudam a prevenir e minimizar os riscos dessa doença tão perigosa. Além de promover qualidade na saúde física e mental do indivíduo”, declara.

Cada grupo tem um profissional para acompanhar os participantes nas atividades. O programa é semanal e online. Há também um acompanhamento psicológico no processo de escuta terapêutica e palestras psicoeducativas.

O programa teve início no dia 11 de agosto com a palestra da doutora Carmem Beatriz Neufeld que é professora associada do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Livre Docente pela FFCLRP-USP. Pós-Doutora em Psicologia pela PUCRS. Coordenadora do Laboratório de Pesquisas e Intervenção Cognitivo-Comportamental – LaPICC-USP. Presidente da Federação Latino Americana de Psicoterapias Cognitivas e Comportamentais – ALAPCCo.