Formandas de odontologia são aprovadas em residência na Fiocruz

Por Esther Fernandes 

 

As ex-alunas Giovanna Mendes e Jeisielle Barreto, da primeira turma de odontologia da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA), foram aceitas no programa de residência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na unidade de Piaçaveira, Camaçari- BA. A Instituição é referência em ciência e tecnologia na área da saúde pública e cidadania. 

A Fundação completou 120 anos de contribuição em 2020 e se tornou durante a pandemia um grande aliado em favor da saúde. A construção do Complexo Hospitalar para atender pacientes graves de Covid-19 em menos de dois meses de pandemia foi de grande serviço à população. 

Processo seletivo

A ingressão para o programa de residência na Fiocruz, segundo Giovanna, representa não apenas um salto na sua profissão, mas a oportunidade de serviço em sua profissão “será um divisor de águas para a minha carreira, pretendo continuar estudos sobre a saúde coletiva, além de me sentir feliz por mais uma conquista e grata à Deus”, relata Giovanna.

A inscrição para a residência foi realizada através do site da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), uma parceria entre o projeto de estágio multiprofissional em saúde da família e a Fiocruz BA. O processo seletivo foi através de uma prova eliminatória, com questões objetivas e redação, que disponibilizou 20 vagas para profissionais de odontologia e enfermagem.