Fadba lança grupo musical Eleve Vocal

Por Ana Clara Silveira

A Faculdade Adventista da Bahia fez o lançamento de um novo grupo musical. O Eleve Vocal tem uma proposta diferente para o meio da música. Com o objetivo de se aproximar dos jovens e ter a “cara do universitário”, busca trazer músicas autorais e ter leveza na pregação do evangelho. A ideia surgiu entre Herbert Cleber, Juliana Sanches e Pablo Sanches para trazer conexão entre as pessoas, e teve fácil adesão dos cantores: Thalita Rangel, Raquel Rocha, Érika Oliveira, Guilherme Kapich e Geovanny Oliveira.

Música e missão

A música contribui para diversos aspectos físicos e emocionais. Segundo o diretor da escola de música e maestro Pablo Sanches, os benefícios da música são diversos: “sociabilização, terapia de diferentes faixas etárias, percepção auditiva, coordenação motora, contato com diferentes manifestações artísticas e culturais, além de conhecimento de diferentes estéticas e estilos musicais”.

Os jovens viram uma oportunidade de beneficiar a outros e pregar o evangelho utilizando essa ferramenta. Raquel Rocha canta soprano e contralto, e comenta que a linguagem é uma das maneiras de alcançar pessoas. Ela resume tudo em “proximidade com Deus e com quem está ao lado”.

Raquel reforça que a Fadba contribuiu muito em toda a formação do grupo. “Se não existisse a Fadba, não existiria o Eleve”, afirma. O grupo é formado por estudantes da instituição, por isso a faculdade foi indispensável no fortalecimento e engajamento do grupo.

Apoio da Fadba

A escola de música participou de todo processo, pois incentiva qualquer manifestação musical do campus na busca de potencializar os talentos dos alunos. O diretor e maestro Pablo Sanches destaca que isso acontece “por meio das aulas de instrumentos, musicais de cantos, participações em grupos musicais, tanto vocais, como instrumentais”.

Para a comunidade local, os benefícios da escola de música são diversos. Em cada semestre acontecem eventos musicais e culturais abertos ao público interno e externo do campus. O maestro explica que entre os objetivos da escola de música, também está a preparação de cantores e instrumentistas para “atuarem como líderes musicais nas suas igrejas de origem”. Sobre o grupo musical, ele acrescenta que o diferencial do Eleve Vocal é um repertório “autoral contemporâneo”.

O grupo pretende lançar uma música em breve. Raquel confessa que muitos projetos ainda não podem ser revelados, mas indica que as pessoas podem acompanhar todos os processos pelas redes sociais. Assim, também podem contribuir para que mais pessoas sejam alcançadas.