Evento Internacional sobre Cybersecurity é realizado em parceria com a Fadba

Por Milena Martins

 

Nos dias 10 e 11 de novembro o evento online acontecerá em conjunto com a Trend Micro empresa especialista em segurança cibernética

Desde dezembro de 2019, países do mundo todo sofrem com o avanço da Covid-19 e, com isso, adaptando-se ao ‘novo normal’. Em março deste ano, o Brasil começou a sofrer com casos da doença, e fez com que milhares de brasileiros se adaptassem ao “Fique em Casa”, campanha realizada para que menos pessoas saiam de casa, e façam atividades que podem ser realizadas à distância dentro da própria casa. A mobilização aconteceu em diversos países e fez com que o tráfego na internet fosse o maior dos últimos anos, congestionando as redes.

 Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o uso da internet no Brasil cresceu durante a quarentena, e o aumento foi entre 40% e 50%, com alta ainda maior em servidores internacionais. Com o aumento do consumo, veio também o aumento de reclamações e problemas, não apenas na conexão, como também na segurança do internauta ao navegar pelos servidores. Além da invasão de dispositivos, o número de denúncias sobre golpes feitos através de aplicativos móveis aumentou.

 Pensando nesse problema com a segurança digital, a Trend Micro, empresa asiática especializada em segurança cibernética, em parceria com a Faculdade Adventista da Bahia está promovendo o 2020 TMIE Virtual Cybersecurity Summit for University Students. O evento acontece nos dias 10 e 11 de novembro, sendo o primeiro dia para o público de língua inglesa e o segundo para falantes da língua espanhola e portuguesa.

 O evento está sendo organizado pela Trend Micro Initiative for Education, um programa de educação em segurança cibernética, com o objetivo de estimular e compartilhar conhecimento sobre o assunto com estudantes que se interessam pela cybersecurity. Em parceria com a Fadba, pela primeira vez o evento terá espaço para que estudantes latino-americanos que não tenham tanta familiaridade com a língua inglesa possam participar. Para Jean Magno, coordenador do curso de Gestão de Tecnologia da Informação, estar a frente da organização desse evento é um grande diferencial e mostra o potencial e qualificação do curso.

 O curso de Gestão de Tecnologia da Informação (GTI) da Faculdade Adventista, oferece recursos para qualificar profissionais para o mercado nacional e internacional. O objetivo da instituição é formar profissionais que estejam aptos a atuar nas áreas mais competitivas, como a própria segurança cibernética. Os alunos são preparados desde o início do curso para esse tipo de desafio. No quarto período é oferecida uma disciplina prática chamada Pentester, que é “uma função na área de segurança cibernética, que habilita as pessoas a testar a segurança de sites e testar a segurança das barreiras colocadas nos sistemas” explica Jean. 

“Sempre que encontro colegas do mercado de trabalho, falam muito bem dos profissionais que saíram daqui. Isso demonstra a capacidade do curso e nos coloca também no cenário mundial” conta o coordenador do curso. Como exemplo, Van Souza, executivo de Cybersecurity. Van é ex-aluno do curso de GTI da Fadba, participou da iniciativa educativa da Trend Micro e atua diretamente com Threat Intelligence e Offensive Security com diferentes organizações.

 

 (Van Souza, executivo de Cybersecurity)

 

O 2020 TMIE Virtual Cybersecurity Summit for University Students é aberto para participação. Para mais informações, entre em contato com Jean Magno Rodrigues do Ouro, coordenador do curso de GTI, através do telefone: (75) 99194-3864