Egressa de fisioterapia é aprovada em residência multiprofissional em terapia intensiva e emergência pela SESAB

Luciana Keila de Siqueira Oliveira foi aprovada na residência multiprofissional de fisioterapia em terapia intensiva e emergência pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador.

Sobre o processo seletivo

O processo seletivo para uma residência acontece em duas fases, sendo a primeira uma prova objetiva, composta por conhecimentos gerais em saúde, conhecimentos gerais da graduação e conhecimentos específicos do programa escolhido. A segunda fase é a prova de títulos onde a pontuação máxima é de 10 pontos, nela são avaliadas atividades acadêmicas (monitoria, extensão, iniciação científica, apresentação de trabalho em evento, organização de eventos, participação de eventos acadêmicos, artigos publicados em revistas cientificas ou anais, estágios extra curriculares e cursos de formação complementar após a graduação).

Contexto acadêmico

Desde a graduação a residência é apresentada como uma opção para os estudantes dos cursos de saúde. “Comecei a buscar informações a respeito e vi que seria uma excelente oportunidade para aprimorar meus conhecimentos de forma prática e capacitação profissional”, relata Luciana.

Em uma atividade acadêmica os alunos da turma da fisioterapeuta foram levados a conhecer o Hospital da Criança do Estado pela Professora Sabrine Cortiana. Na ocasião tiveram contato direto com os residentes e conheceram melhor a atuação deles.

“Foi a confirmação de que era aquilo que que queria. Pesquisei muito, e peguei toda a bagagem e estudei durante estes anos. Participei das Ligas Acadêmicas de Terapia Intensiva e pediatria, monitorias, extensão e estágios extra curriculares, tive a oportunidade e publicar um artigo científico desenvolvido com o apoio da professora Sânzia Ribeiro”, explica.

Luciana atribui a participação nos projetos e as experiências na graduação ao resultado que obteve, mesmo que depois de algumas tentativas. “Desistir NUNCA deve ser uma opção, se você tem um sonho, se alimente de informações que te fazem alcançar, e o mais importante, esteja sempre entregue nas mãos do Senhor, Ele responde nossas orações no tempo Dele”, finaliza.