Doenças falciformes em crianças e adolescentes é tema de artigo publicado em revista científica

 Por Milena Martins

O artigo “Busca pelo tratamento da crise álgica na doença falciforme: concepções das genitoras” da linha de pesquisa em saúde da criança e adolescente, da Faculdade Adventista da Bahia (Fadba), foi aceito para publicação pela Revista Brasileira em Promoção da Saúde. Anteriormente, outro artigo da linha de pesquisa havia sido publicado na Revista Eletrônica Enfermeria Actual em Costa Rica.

Essa linha de pesquisa foi fundada pela professora Elenilda Farias, em 2012, e nesse período teve participação de diversos docentes e discentes e vem mudando apenas a vertente para a realização dos trabalhos conforme solicitado por edital. A pesquisa foi delineada para fortalecer a pesquisa na instituição e para incentivar que os alunos entrem para o campo da pesquisa acadêmica ainda durante a graduação.

Elenilda Farias, Viviane Silva e Ohana Cunha, principais tutoras da linha de pesquisa desde sua criação 

Elenilda Farias, Viviane Silva e Ohana Cunha, principais tutoras da linha de pesquisa desde sua criação

A pesquisa sobre doenças falciformes em crianças e adolescentes está sendo desenvolvida desde 2017 e já teve dois artigos publicados durante o ano de 2020.

A Prof. Dra. Elenilda Farias, conta sobre o processo da pesquisa. Durante o processo foram feitas entrevistas com mães dessas crianças e adolescentes acometidos por doença falciforme para saber a respeito do tratamento, do dia a dia e como elas lidam em situação de dores.

“Os resultados estão sendo analisados. Mas é possível perceber uma dificuldade no itinerário terapêutico dessas mães durante o.processo de busca pelo tratamento, bem como uma vulnerabilidade social relacionada ao racismo institucional” explica.