Curso de fisioterapia lança E-book sobre crescer e envelhecer com saúde

Por: Esther Fernandes

Os alunos do sexto semestre do curso de fisioterapia da Faculdade Adventista da Bahia (Fadba) idealizaram um Projeto de Desenvolvimento Profissional, o E-book Crescer e Envelhecer com Saúde. O livro, em formato digital, foi coordenado pela professora Sânzia Ribeiro, que acompanhou de perto o trabalho dos estudantes na elaboração do produto.

WhatsApp-Image-2021-06-21-at-10.30.51 O livro contém dicas práticas de como cada faixa etária pode estar melhorando sua qualidade de vida dentro do contexto da pandemia do COVID-19. Os estudantes de fisioterapia foram divididos em grupos de foco e realizaram ações com cada classe de idade.

No E-book, cada capítulo irá debater as experiências que aconteceram, como ocorreram as execuções de cada ação dentro da comunidade específica e quais foram os resultados do estudo. As fases abordadas foram:  crianças/ adolescentes/ jovens adultos/ adultos/ idosos.

Para todos os públicos

Por se tratar de um projeto multifacetado, o público-alvo do E-book é extremamente amplo e abrange qualquer idade. Segundo a professora Sânzia, o livro serve tanto como um manual para alunos que queiram expandir projetos, professores que desejem ter ideia de ampliar essa metodologia nas ações aplicadas à comunidade, como também para o público geral.

O E-book tem informações que servem para o público que queira conhecer mais sobre o que fazer para melhorar sua qualidade de vida. O livro foi desenvolvido pelos estudantes de fisioterapia em parceria com profissionais de outras áreas como nutricionistas, psicólogos e etc...

O estudante Lucas Moreno afirma que participar do projeto foi uma experiência muito gratificante e contribuiu de forma efetiva para sua formação. “Enquanto acadêmico, além de adquirir um conhecimento mais aprofundado a respeito do tema abordado, participar da produção do e-book foi um incentivo no desenvolvimento da ciência e agregou bastante para minha formação quanto profissional”, ressalta.

A professora Sânzia, coordenadora do livro, destaca que o mais importante da proposta foi os alunos terem a oportunidade de conciliar a teoria à prática. "Os assuntos que são abordados nos planejamentos do projeto e execução vão permitir que eles fortaleçam muitas habilidades e competências que são necessárias para prática profissional. A principal delas é o reconhecimento do profissional fisioterapeuta para além das questões técnicas, acima de tudo educadores em saúde”, salienta.

A publicação do produto final irá acontecer no final do mês de junho.