I Congresso Internacional de Fisioterapia é promovido através de integração entre instituições de ensino

Por Milena Martins

A Faculdade Adventista da Bahia (Fadba) e o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) organizaram o I Congresso Internacional de Fisioterapia, trazendo como tema principal “Tratamento e Estratégias de Fisioterapia”. A programação teve início em 8 de novembro e se estende durante todos os finais de semana até o fim do mês. Além das instituições organizadoras, o evento conta com a participação de instituições adventistas de outros países como a Universidad Adventista del Plata (Argentina), Universidad de Montemorelos (México), Advent Health University (Estados Unidos) e Universidad Adventista de Bolívia.

A abertura do Congresso aconteceu no dia 8 de novembro e contou com palavras de diretores e coordenadores das instituições que estão participando do evento. O Reitor do Unasp, Dr. Martin Khun expressou o desejo de que o encontro seja significativo e contribua para a troca de conhecimento entre alunos, professores e pesquisadores da área da saúde. O diretor geral da Fadba, Dr. Éber Liessi também falou durante a abertura e comentou sobre esse evento ser histórico entre as unidades de ensino da rede adventista. “Quando a gente diz que este é um evento histórico, nós não queremos que ele seja o único na história, queremos que ele seja o primeiro de vários outros projetos que desenvolveremos” completa.

O coordenador do Curso de Fisioterapia da Faculdade Adventista da Bahia, professor Diego Silva também explicita sobre a importância do evento e expectativas para mais programas como esse no futuro. “É a primeira vez que os cursos de saúde estão se unindo e isso abre um leque de oportunidades, como fazer eventos anuais com essa integração ou até criar uma revista científica de Fisioterapia da Rede Adventista” comenta.

O Evento

- 8 de novembro:

O I Congresso Internacional de Fisioterapia começou com a palestra do Dr. José Renato de Oliveira Leite, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª região (Crefito3). A palestra abordou a valorização da Fisioterapia durante a pandemia, mostrando um panorama geral do que mudou no mundo nesse período e as mudanças na área da saúde, com foco na rotina dos terapeutas.

- 14 e 15 de novembro:

No último final de semana os palestrantes foram o Dr. Abrahão Augusto J. Quadros e o Dr. Santiago Laterrateguy. No sábado (14), o Dr. Abrahão coordenador do curso de Fisioterapia do Unasp, campus São Paulo, falou sobre a reabilitação na síndrome pós-poliomielite. A palestra falou sobre pontos como: o que é a Síndrome Pós-poliomielite; Quem são os pacientes acometidos pela síndrome, além de sintomas e tratamentos. O Dr. Santiago, professor na Universidad Adventista del Plata (UAP),na Argentina, no domingo (15), abordou em sua palestra a reabilitação respiratória em pacientes atingidos pelo vírus COVID-19.

Próximas palestras

- 21 de novembro:

Evaluación de los Reflejos de Maduración del Sistema Nervioso Central

Palestrante: Dra. Lendy Simon Meledres – Directora de Carrera de Fisioterapia y Kinesiologíade la Universidad Adventista de Bolivia

- 22 de novembro:

Uso da terapia manual em lesões da síndrome escapular

Palestrante: Dr. Diego Silva Patrício – Coordenador do Curso de Fisioterapia da Faculdade Adventista da Bahia FADBA

- 28 de novembro:

Promoção da qualidade do sono na prática do fisioterapeuta

Palestrante: Dra. Leana Gonçalves Araújo – Associate Professor, Department of Physical Therapy at Adventist University of Health Sciences

- 29 de novembro:

Disfunciónes Diafragmaticas y su relación en las cervicalgias y lumbalgias