Alunos de Odontologia ganham prêmios em congresso

O curso de Odontologia da Faculdade Adventista da Bahia (Fadba) tem como objetivo formar integralmente homens e mulheres como sujeitos do seu processo educativo, através de incentivo à produção acadêmica e participação em congressos, simpósios, além do acesso ao conteúdo encontrado no câmpus da instituição. É através desse tipo de incentivo que cada vez mais alunos do curso estão se destacando em eventos acadêmicos e sendo reconhecidos por seus trabalhos.

A pesquisa desenvolvida tem como título “Enzima Conversora de Angiotensina 2 Como Receptor Alvo Para o SARS-CoV-2: Mecanismo Biomodulado Pelo Câncer Oral” produzido por Anildo Brito Júnior, aluno do 8.º período de Odontologia da Fadba, e Jeisielle Barreto, do 10.º período, foi premiado com o primeiro lugar durante a IX Jornada de Odontologia da Unime Lauro de Freitas (BA). Dentre os pesquisadores e colaboradores deste trabalho, estão os professores Me. Tiago Oliveira, Ma. Júlia Reis e como orientadora a Ma. Juliana Dantas.

O objetivo do produto acadêmico era apresentar, através de uma revisão da literatura, a ECA2 (Enzima Conversora de Angiotensina 2) como receptor alvo para o SARS-Cov-2, com ênfase para o mecanismo de biomodulação em pacientes com câncer oral. A seleção de dados aconteceu nos meses de agosto e setembro de 2020, e agora o trabalho passa pela fase de adequação para publicação em periódicos.

Jeisielle Barreto, graduanda do curso de Odontologia da Fadba e uma das alunas responsáveis pelo trabalho, destaca sobre os resultados condizentes aos que eram esperados no início da pesquisa.

“Os resultados condizem com os objetivos da pesquisa e contribuem para o entendimento dos mecanismos de associação com as formas mais graves da infecção do vírus e evidencia a necessidade do olhar diferenciado para o paciente oncológico como pertencente ao grupo de risco para a manifestação da doença.” ressalta.