Alunos da Fadba promovem ação de cuidado para Agentes Comunitários de Saúde

Por: Esther Fernandes

Estudantes de fisioterapia e psicologia da Faculdade Adventista da Bahia (Fadba) desenvolveram o projeto “Cuidando de quem cuida”. A ação aconteceu no dia 6 de outubro, em virtude do Dia do Agente Comunitário de Saúde (4 de outubro). Com o intuito de promover um atendimento multiprofissional, os alunos realizaram a ação destinada à equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) do município de Cachoeira.

DWhatsApp-Image-2021-10-13-at-14.54.44urante o “Cuidando de quem cuida” os agentes de saúde receberam cuidados para as áreas física e emocional. A programação iniciou com um café da manhã, homenagens, roda de conversa ministrada pelos estudantes de psicologia, dinâmicas, ginástica laboral e momentos de relaxamento onde os alunos de fisioterapia prestaram serviços de massoterapia e ventosa.

De acordo com a professora do curso de fisioterapia da Fadba, Lígia Azevedo, os agentes de saúde são peças fundamentais, pois, através deles a população recebe orientações necessárias para os serviços de saúde. “É muito importante cuidarmos desses agentes que tanto fazem pela comunidade, pois uma equipe que recebe reconhecimento e é bem cuidada, consequentemente refletirá esse cuidado à comunidade”, ressalta.

Através do projeto, os alunos puderam colocar em prática diversos ensinamentos que foram vistos em teoria, desenvolvendo uma proposta de  educação em saúde, onde a escuta sensível é priorizada, aberta a trocas de experiências e havendo valorização de cada membro da equipe. Esse tipo de ação beneficia todos os envolvidos, os alunos, a equipe de saúde e também a comunidade.

Thaynann Silva, estudante de fisioterapia da Fadba destaca que o Cuidar de quem Cuida é um projeto gratificante e fundamental para estreitar os laços entre os profissionais da saúde e a comunidade. “É um trabalho belíssimo, indo na casa dos pacientes, vendo o que acontece no dia a dia das pessoas e, com isso,  é possível trazer uma qualidade de vida para a população, com amor, carinho, respeito e profissionalismo”, afirma.